terça-feira, 25 de março de 2014

Unidade 731

Em 1989, operários que trabalhavam na estação de Shinjuku, em Tóquio, fizeram uma descoberta surpreendente: No subterrâneo, estavam enterrados restos humanos de centenas de pessoas!

Estas pessoas foram cobaias de experiências militares durante a Segunda Guerra Mundial, e eram aprisionadas em um campo de concentração conhecido como Unidade 731, localizado na Manchúria. Com o final da guerra, os corpos e cobaias restantes foram transferidos para o laboratório do médico responsável e ali foram enterrados. O laboratório era localizado à poucos metros de onde os operários encontraram os restos mortais e era conhecido como "Escritório de Purificação da Água", para não levantar suspeitas.

A unidade 731 foi uma base de pesquisas e desenvolvimentos de bactérias e armas biológicas testadas em humanos no Japão durante a guerra Sino-Japonesa e a Segunda Guerra Mundial onde todo tipo de experimentação secreta era realizado.

Essa base se localizava em Pingfang um distrito que fica na cidade de Harbin em Manchukuo(nordeste da China) e foi responsável por alguns crimes de guerra na China e na Ásia, dando palco a uma das maiores atrocidades cometidas pelo exército imperial japonês.

Os experimentos foram liderados sob o comando do general e médico Shiro Ishii do exército de Guandong que era comandado pela polícia militar(Kenpeitai).


Alguns dos experimentos vieram a público chocando as pessoas na época,diante da brutalidade e frieza que eram cometidos,dentre esses experimentos estão:

 - A vivissecção de pessoas incluindo mulheres grávidas para testarem os efeitos de drogas e doenças,para ver como essas pessoas se comportavam diante das doenças;
 - Membros amputados e que geralmente eram colocados em outras partes do corpo o simplesmente eram retirados para ver se as cobaias conseguiriam se regenerar depois;
 - Congelamento,pessoas era congeladas para tratamento ou não da gangrena resultante;
 - Pessoas eram presas em minúsculas câmaras onde eram ateadas fogo com lança-chamas e também granadas para ver como reagiriam;
 - Eram injetadas doenças disfarçadas de vacinas para se estudarem os efeitos causados;
 - Presos dos dois sexos foram infectados deliberadamente com sífilis e as dos sexo feminino foram estupradas por homens que tinham gonorreia apenas para estudo dessas doenças;
 - Alguns presos também tiveram seus órgãos retirados e recolocados em outros lugares do corpo;




Muitas outras atrocidades também foram testadas como:sangue animal injetado nas veias para ver como o organismo se comportava, pessoas enterradas vivas, pessoas eram colocadas em câmaras de pressão ou em centrifugas e pequenos parasitas eram infectados por doenças e depois espalhados pelo ar nas cidades onde havia guerra.

Estima-se que entre os anos de 1937 a 1989 mais de quatrocentas mil pessoas tenham morrido com os experimentos da base 731.

O filme "Men Behind the Sun" (Os Homens Por Trás do Sol, em tradução literal) relata algumas experiencias ocorridas na Unidade 731. Abaixo uma cena dessas experiências





Nenhum comentário:

Postar um comentário